O ômega 3 é um fosfolipídeo de alta importância na formação do cérebro, é constituído de duas frações, o EPA – Ácido Eicosapentaenoico e o DHA – Ácido Docosahexanóico, importantes para as funções energéticas e metabólicas do nosso corpo, sendo priorizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este importante nutriente não é produzido pelo corpo e deve estar presente na alimentação de gestantes, crianças e adultos.
Importância do DHA
O DHA, um dos componentes do ômega 3, é um dos principais componentes do cérebro, sendo um nutriente fundamental para o neurodesenvolvimento das crianças. Influenciando diretamente nos neurônios é de vital importância para o desenvolvimento cerebral e cognitivo.
O DHA no desenvolvimento
O DHA também está presente na retina e no córtex visual e, portanto, é necessário ao longo da vida para a manutenção da saúde da visão, desenvolvimento neurocomportamental e cognição. Alguns estudos revelam que o DHA traz benefícios comprovados em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Auxilia na regulação dos neurotransmissores, melhorando o humor, ansiedade e regulando o sono. A deficiência de DHA no início da vida pode resultar em prejuízo da função cognitiva, e prejudicar o desenvolvimento da visão.

E como garantir o consumo adequado de DHA?
A resposta é simples: através da suplementação do ÔMEGA 3.
Recomenda-se a suplementação de ômega 3 iniciando-se no período gestacional e lactante, mantendo-se durante a infância e fase adulta, visando obter seus benefícios à saúde, desenvolvimento mental e cognitivo ao logo de todo o ciclo da vida. Além disso, pesquisas apontam que filhos de mães suplementadas com DHA durante a gravidez apresentam melhor aprendizado, memória e desenvolvimento psicomotor.
